Reflexão

Após a leitura e entendimento dos textos, abordando os principais conceitos propostos pelo Estagirita, voltamos a pergunta, o que é ética?
Mais do que hábitos e costumes, de um determinado povo ou região, Aristóteles nos mostra que ética está diretamente ligada a felicidade e, portanto, a busca de virtudes, mais precisamente de boas virtudes, tendo em vista que o homem mal também é virtuoso, daí, ser fundamental buscar exemplos de boas pessoas, dotados de boas virtudes, e mais, sempre objetivando a excelência dessas virtudes.
Toda essa vida virtuosa, tem uma única finalidade, a felicidade, o bem supremo do homem, segundo Aristóteles. Assim, ao buscarmos as virtudes seremos felizes, e alcançando a plenitude delas, ela não será uma felicidade transitória, pelo contrário, será permanente, de tal modo que, o homem chega ao máximo de uma vida que se realiza por si só, que vale a pena por ela mesma, não dependendo de nada, nem ninguém para ser feliz, a realização é plena por ela mesma, chega a uma vida eudaimonica.
Aristóteles quer dizer com isso que o homem precisa sempre desejar, não desejar de qualquer jeito, mas desejar bem. E a única forma de fazermos isso é através de nossa razão, o homem é paixão, desejo, e diferente do que pensava Sócrates e Platão, nossa razão não deve se impor sobre eles, mas deliberar e dispor sobre o que é melhor.
O homem vai sentir, suas paixões e desejos, o que fazemos a partir daí é fruto de nossa razão, lembrando que devemos sempre evitar os extremos que levam ao vício, buscando a medida certa de nossas emoções, o meio termo que leva ao equilíbrio.
A intenção do Estagirita é demonstrar que o homem precisa se plenificar através de sua razão, reforçando, não uma razão que impõe, mas sim que delibera e dispõe o melhor, levando o homem a excelência. Ele não procura impor um padrão ou conceitos para serem seguidos, sua intenção é demonstrar que é possível aos homens terem uma vida plena, totalmente, integrada ao seu meu social, com certeza, uma vida boa. Ele deixa claro que somente o homem bom é ético, o mal nunca será, pois, vive constantemente o analfabetismo moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário